Macumba Punk

1984. O mundo era uma merda, muito pior do que George Orwel havia previsto. Não existia internet! O Brasil acabava de sair de uma ditadura sinistra. Bandas como Absyntho e Dr. Silvana dominavam as paradas com cagalhões que faziam você querer ter nascido com os tímpanos estourados. Na periferia da grande São Paulo, jovens se reuniam em muquifos fétidos para celebrar o ódio e a desesperança em noites de pura distorção e barulho. Quatro deles, João Gordo, Jão, Jabá e Mingau eram conhecidos pela hecatombe punk que promoviam quando subiam no palco. Eles ficaram nacionalmente conhecidos como os RATOS DE PORÃO.
Graças a eles, o Brasil entrou no circuito punk mundial chutando e porrando sem clemência! E o grande responsável foi um petardo que salvou a vida de muitos jovens daquela época, o primeiro disco dos caras, intitulado a partir do sentimento que imperava em seus corações odiosos: CRUCIFICADOS PELO SISTEMA!
2014. Trinta anos depois, musicas como “Caos” (Essa vida é um caos/ Esse mundo é um caos / Só nos resta morrer / Pra se livrar desse caos) e Agressão/ Repressão (É preciso mudar o sistema policial / Porque eles tao matando a pau / Gente inocente) continuam tremendamente atuais. Nada mais justo que reunir a formação original que gravou o disco para tocar essas e todas as outras músicas que imortalizaram esse disco no palco que os recebeu pela primeira vez no Rio de Janeiro.


Os cariocas das bandas Os Estudantes e Gangrena Gasosa abriram a noite podreira no Circo Voador. Os Estudantes surgiu das cinzas de outro combo clássico, o Claro Que Não. Nascidos e criados na zona sul carioca, eles são responsáveis por alguns dos shows mais velozes e energéticos que o Brasil ja viu. Até a Maximum Rock n roll, a bíblia punk mor baba o ovo dos caras.






Formada no Rio de Janeiro no início da década de 90, o Gangrena Gasosa, mistura elementos da cultura afro-brasileira com metal hardcore e pontos de Candomblé. Essa solução surpreendente de metal com dogmas religiosos desconstroi estereótipos da cultura underground.






Comentários

Postagens mais visitadas